O edificado começou a ser construído na década de sessenta do século passado. Desde o ano de 1980 que tem três pisos. O piso 1 onde se encontra instalada a cozinha e o refeitório, as salas de estudo e o polivalente, a sala de reuniões que é também utilizada para formação, receção e visitas aos utentes, e os gabinetes de trabalho das equipas técnica e educativa. O piso 2 onde se encontram os alojamentos dos rapazes e o piso 3 onde se encontram os alojamentos das meninas.

 

O edifício

Será necessário desenvolver ações com o objetivo de melhorar a eficiência energética do edifício, tornar a sua utilização mais funcional, melhorar a organização espacial do piso 1, melhorar a estética exterior do edifício, melhorar a qualidade dos espaços exteriores e as acessibilidades.

 

O piso 1

Este piso carece de uma grande intervenção de modo a adequá-lo às necessidades presentes e futuras no que concerne a uma utilização racional.

Pretende-se remodelar/construir e reequipar/equipar os seguintes espaços: polivalente com capacidade para 80 a 100 pessoas; salas de estudo (3); biblioteca e sala de informática; sala de artes plásticas; sala de música; espaço para a prática de atividade física (pequeno ginásio); cozinha e zonas de apoio; refeitório; gabinetes das equipas técnica e educativa; gabinete médico e de enfermagem; casas de banho e balneários para utentes e trabalhadores.

 

Lavandaria

Pretende-se construir um novo espaço para a lavandaria, mais próximo do edifício principal, e reequipá-la com máquinas de lavar roupa industriais modernas de alta centrifugação, secador industrial, calandra de passagem com aquecimento elétrico e vaporeta industrial com mesa industrial com aspiração.

 

Espaço exterior coberto

Pretende-se criar um espaço exterior coberto de modo a ser possível às crianças e jovens a sua utilização nos dias chuvosos de inverno. Este espaço seria também utilizado para a prática de modalidades desportivas ligeiras.

 

Quinta biológica e pomar

Pretende-se criar um espaço para a cultura de hortícolas, ervas aromáticas e flores, pelas crianças e jovens, e idosos, das duas respostas sociais. Seriam, ainda, plantadas algumas árvores de fruto para serem cuidadas pelos mesmos.