Estrutura Residencial para Pessoas Idosas
Constitui uma resposta social desenvolvida em alojamento coletivo, de utilização permanente ou temporária, para idosos em situação de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia.
População alvo
- Pessoas de 65 e mais anos cuja situação/problema não lhes permitam permanecer no seu meio habitual de vida.
- Pessoas de idade inferior a 65 anos em condições excecionais, de harmonia com as orientações técnicas existentes, nomeadamente pessoas, precocemente envelhecidas e dependentes, que na sequência de problemas de saúde necessitam de cuidados especiais, cuidados de saúde, enfermagem, que devem ser prestados por pessoal qualificado.
Objetivos
- Atender e acolher pessoas idosas cuja situação social, familiar, económica e/ou de saúde, não permita resposta alternativa.
- Proporcionar serviços adequados à satisfação das necessidades dos residentes.
- Proporcionar alojamento temporário como forma de apoio à família (doença de um dos elementos, fins de semana, férias e outras).
- Prestar os apoios necessários às famílias dos idosos, no sentido de preservar e fortalecer os laços familiares.
O Lar de Idosos presta serviços e desenvolve atividades visando especialmente
- Acolher pessoas idosas cuja situação social, familiar, económica e/ou de saúde, não lhes permite permanecer no seu meio habitual de vida.
- Assegurar a prestação dos cuidados adequados à satisfação das necessidades, tendo em vista a manutenção da autonomia e independência.
- Proporcionar alojamento temporário, como forma de apoio à família.
- Criar condições que permitam preservar e incentivar a relação intrafamiliar.
- Encaminhar e acompanhar as pessoas idosas para soluções adequadas à sua situação.
Recursos humanos
Dos recursos humanos fazem parte uma licenciada em gerontologia (Diretora Técnica), uma licenciada em animação cultural com uma pós graduação em envelhecimento ativo e saudável, quatros enfermeiras (uma a tempo inteiro), dois médicos a tempo parcial e uma bacharel em teologia.